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A geração Z: mudança de panorama laboral

A geração Z, também conhecida como pós-millenials ou gen Z, nasceu entre 1997 e 2010, são nativos digitais e, portanto, uma geração marcada pelo uso massivo de internet, redes sociais, computadores, smartphones, televisões, jogos e dispositivos eletrónicos.
A geração Z: mudança de panorama laboral

Estes hábitos e estilo de vida, moldaram as suas caraterísticas, preferências, planos e objetivos profissionais. Uma geração mais empreendedora, menos focada nas hierarquias e com uma grande capacidade de adaptação, principalmente às novas tecnologias. É também a mais qualificada de sempre, e já está chegou ao mercado de trabalho, estando a mexer com os seus padrões.

O que procura a geração Z? Quais as suas mais-valias? Como atrair e reter estes profissionais?

Mais do que o salário, esta geração procura uma empresa que tenha um propósito. E quer que tudo aconteça de forma acelerada, à distância de um clique. Só conhecendo as suas caraterísticas, as empresas se conseguirão alinhar e ter sucesso na atração e retenção de talento.

Uma geração muito ligada à tecnologia e à velocidade das mudanças. Para que a experiência de recrutamento ocorra da melhor forma possível, usar as redes sociais e canais virtuais para comunicar, ter boas ferramentas de recursos humanos, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, portal do colaborador, etc., faz a diferença.

A tecnologia é omnipresente, estão sempre conectados, são criativos, dinâmicos e inovadores, têm uma grande capacidade de adaptação e de realização de múltiplas tarefas, facilidade em adquirir e selecionar informações, preferem formas de comunicação instantâneas, têm uma grande consciência social e ambiental, são atentos a questões de diversidade e inclusão e privilegiam o trabalho colaborativo e virtual.

Também não prescindem de bem-estar e qualidade de vida no trabalho, um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a sua valorização, salário adequado com benefícios competitivos, flexibilidade e autonomia, valorizam a liderança e a cultura de feedback, oportunidades de crescimento, formação e aquisição de conhecimento e ser valorizados e reconhecidos. Empresas com valores e atitudes socialmente e ambientalmente responsáveis, são também alguns dos fatores mais valorizados pela geração Z.

Mas como podem ajudar e fazer a diferença numa empresa?

É preciso compreender a geração Z, uma vez que é a que mais cresce na força de trabalho e tem uma grande influência na criação de tendências, com impacto nas empresas, organizações e sociedade.

Os profissionais da geração Z têm a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ler ou escrever mensagens e estar atentos numa reunião, e sentem-se incomodados quando há demora no feedback. Portanto, é fundamental garantir o uso da tecnologia e a agilidade na tomada de decisão.

É tempo de todas as organizações se prepararem e adotarem novos comportamentos. Isto aplica-se, não só à área de recursos humanos, mas aos CEO, gestores e outros líderes. Devem saber encontrar um meio-termo para o desenvolvimento de relações saudáveis entre todas as gerações, mesmo com as suas diferenças.

É fácil agora perceber que profissionais da geração Z (e outros nativos digitais) têm muito a oferecer às organizações, nomeadamente novas capacidades, competências e perspetivas.

 

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