Blog

Abrir empresa em Portugal: benefícios fiscais que impulsionam o seu negócio

O Estado português oferece diversos apoios fiscais para a criação de empresas.
Abrir empresa em Portugal: benefícios fiscais que impulsionam o seu negócio

De entre os motivos para a existência desses benefícios, podemos elencar o estímulo ao crescimento económico, o combate ao desemprego e incentivo à criação de autoemprego, a promoção da inovação, a redução de assimetrias regionais, o fortalecimento do tecido empresarial ou o cumprimento de metas sociais e ambientais, como a inclusão ou a economia social, com vista a uma sociedade mais justa e próspera.

Assim, os apoios fiscais, não sendo a única ferramenta para a promoção do empreendedorismo, são importantes ferramentas na prossecução dos objetivos referidos.

Quem pensa abrir um negócio, sabe que precisará de ter capital para o financiar. Mas, como ter uma estrutura financeira adequada às necessidades de um negócio, numa fase inicial, sem capitais próprios?

Existem alguns apoios financeiros disponíveis e benefícios fiscais, aos quais pode aceder para financiar o seu negócio, como o crédito bancário, o microcrédito, apoios do Estado, crowdfunding, capital de risco, business angels, entre outras soluções.

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 também avança com diversas novidades que, no próximo ano, poderão levar as empresas a pagar menos impostos. Descida do IRC, encargos menores com aumentos salariais, a contarem a 200%, e gastos com seguros de saúde com uma majoração de 20%, até um alívio na fatura das tributações autónomas ou a uma ampliação dos incentivos fiscais à capitalização das empresas, em sede de IRC.

Os sistemas de incentivos do Portugal 2030, podem também beneficiar novos negócios. Estes incentivos pretendem reforçar a competitividade das empresas em várias áreas de negócio, dotando-as de maiores instrumentos de apoio, dinamizando igualmente o mercado e apoiando a economia nacional de forma decisiva. Linhas de apoio à criação ou expansão de empresas, apoio à produção nacional, inovação produtiva, empreendedorismo qualificado e criativo, ou incentivos à qualificação e internacionalização, investigação e desenvolvimento tecnológico ou vales simplificados, são apenas alguns exemplos.

Se já não vai a tempo, porque já abriu a sua empresa, há ainda incentivos para empresas constituídas recentemente ou para expansão e modernização de negócios existentes. Consulte o seu contabilista ou entre em contacto connosco.

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.