Blog

Oficinas: Gestão financeira e operacional de mãos dadas

A oficina é um ecossistema complexo, no qual confluem diversos processos e fornecedores. Integrar a gestão da operação com a financeira é o segredo para um negócio rentável e bem gerido.
Oficinas: Gestão financeira e operacional de mãos dadas

A gestão de uma oficina envolve uma série de processos complexos que exigem organização, precisão e agilidade. Da receção de veículos, até a entrega de serviços, passando pelo agendamento, obras, orçamentos, tempos de empregados ou peças, cada etapa impacta diretamente a rentabilidade do negócio e a satisfação do cliente. Para otimizar operações e garantir um melhor desempenho, é fundamental a implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning) que integre a gestão operacional com a financeira.

Uma das principais vantagens de um ERP integrado é a capacidade de gerir, de forma eficiente e flexível, todas as operações, como pintura ou mecânica, e escritório, permitindo uma melhor perceção e cruzamento da informação. A integração das várias áreas ou departamentos simplifica os processos da empresa e melhora a eficiência operacional.

Um ERP integrado oferece a possibilidade de acesso à informação em tempo real, em qualquer ponto do mundo, utilizando qualquer dispositivo (PC, PDA, tablet, smartphone). Este acesso 24/7 permite um acompanhamento contínuo das atividades da oficina, tornando possível a tomada de decisões informadas e imediatas. Além disso, é crítica a recolha de informação, quiosques, utilização de catálogos eletrónicos, e interligação com softwares de orçamentação e interfaces com marcas.

A simplificação dos processos é outra vantagem significativa de um ERP integrado. A criação de avisos e notificações automáticas de eventos via e-mail ou SMS garante que todos os envolvidos estão sempre atualizados sobre o estado dos projetos. O acompanhamento da execução orçamental em tempo real, a gestão de subcontratos, e a rastreabilidade de material, são funcionalidades que aumentam a eficiência.

A gestão de custos é assegurada por um controlo rigoroso das referências e dos preços. A consulta de stocks em todos os armazéns, lojas e oficinas, juntamente com a sugestão automática de encomendas a fornecedores, assegura que os materiais necessários estão sempre disponíveis.

De entre as vantagens adicionais, destaca-se a possibilidade de acesso em qualquer local, a utilização de dashboards interativos, e a garantia de que todas as atualizações legais são incluídas automaticamente. Este nível de integração e automatização, não só aumenta a competitividade da oficina, como também melhora a satisfação dos clientes, ao proporcionar um serviço mais rápido e eficiente.

A utilização de um ERP integrado -gestão financeira e operacional- numa oficina, simplifica processos, melhora a eficiência operacional e proporciona um controlo rigoroso de custos, permitindo uma performance positiva e competitiva.

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.